Rescaldo do Passeio de Fim-de-semana pela Serra da Boa Viagem - Figueira da Foz





Passeio de Fim-de-semana pela Serra da Boa Viagem - Figueura da Foz

Por José Eusébio

Serra da Boa Viagem - Serra portuguesa situada a três quilómetros a Norte da cidade da Figueira da Foz com 261,88 metros de altura, quota esta localizada no vértice geodésico da Bandeira, na freguesia de Quiaios. O facto desta elevação se encontrar junto do Oceano Atlântico, confere a esta, e a toda a zona envolvente, uma paisagem de singular beleza, de que se destaca o "Parque Natural da Serra da Boa Viagem" com um vasto património natural, arqueológico e paisagístico, conta com variados equipamentos de utilização e usufruto públicos, associados às actividades desportivas, de recreio informal e de informação ambiental (Parques Infantis, Parques de Merendas, Restaurante) constituindo-se uma área com enorme valor ecológico para aqueles que procuram um espaço verde, com bonitas paisagens, para passear, para praticar diversos desportos ao ar livre, correr, andar de bicicleta, observar a flora e fauna.
Mas, se preferir, poderá simplesmente partir à descoberta da sua riqueza florestal e geomorfológica. Para além da imponência da Serra da Boa Viagem, não podemos deixar de reparar no deslumbramento que são as arribas junto ao Cabo Mondego. Subindo ao Miradouro da Vela vê-se a Ilha da Morraceira, a notável geometria das salinas do estuário do Mondego, e o desenho da enseada de Buarcos à Figueira da Foz. Mais acima, visto do Miradouro da Bandeira, a beleza do Cabo Mondego é impressionante.
Dia 12-03-2010, conjuntamente com o amigo Ferreira da Cunha parti em direcção a Figueira da Foz a fim de no dia seguinte participarmos no V Passeio de BTT dos Serviços Sociais da GNR em Quiaios que tinha como itinerário principal os trilhos da magnifica Serra da Boa Viagem, numa extensão de cerca de 50 quilómetros.
A concentração ocorreu pelas 8h00 junto à Colónia Balnear Infantil da GNR em Quiaios, onde foram confirmadas as inscrições, distribuição de dorsais, entrega de uma Jersey alusiva ao evento, a organização prestou todos os esclarecimentos e informações sobre o Passeio, sendo a partida dada pelas 9H00, com a chegada a ocorrer cerca das 13H00, num passeio que decorreu cheio de animação, muito convívio, com um tempo a proporcionar uma manhã de boas e fortes pedaladas.
Alinharam à partida cerca de centena e meia de participantes, militares da GNR, familiares, amigos e alguns convidados, participantes de diversos escalões etários, e de ambos os sexos, oriundos de diversos locais do País, sendo a maioria da zona Centro, passeio que tinha como finalidade a prática desportiva de lazer, sem qualquer intuito competitivo.
No final após o duche reconfortante, foi servido um magnífico almoço no Refeitório da Colónia Balnear Infantil de Quiaios, foram atribuídas lembranças de participação a todos, houve ainda lugar a um sorteio de uma bicicleta e diversos artigos de utilidade para a prática do BTT.
Na hora da partida todos estavam satisfeitos por mais um inesquecível passeio de BTT, muitos manifestaram a intenção de estarem presentes na próxima edição.
Quanto à organização, granjeou as melhores referências pela excelente qualidade organizativa e de apoio aos participantes.
No dia seguinte juntamo-nos a um grupo de amigos da Figueira da Foz, subimos novamente à Serra da Boa Viagem, passando pelo Farol do Cabo Mondego, Buarcos, Quiaios, seguindo em direcção à povoação de Ereira onde nos aguardava um magnifico Arroz de Lampreia, regado com os melhores néctares da região, e uma farta sobremesa de bolos e doces regionais, terminamos a refeição com um café e digestivos.
Após o repasto, demos um breve passeio pela povoação contemplando o magnifico espelho de água do Rio Mondego, retomamos então o Passeio em direcção à Figueira da Foz sempre pelas margens do Rio, chegados à Cidade da Costa de Prata após arrumarmos as bicicletas, tomamos um merecido duche, preparamos a bagagem e iniciamos a viagem com destino ao nosso Alentejo.
Chegava assim ao fim mais um fim-de-semana de óptimas pedaladas na companhia de amigos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA