Rescaldo do Passeio de Cicloturismo do Penteado - Moita



Texto e Foto : José Morais/Noticias do Pedal

Cerca de 500 cicloturistas assinalam 45 anos do Clube Penteado

As origens da ocupação humana no Concelho da Moita remontam aos inícios do Neolítico e correspondem a uma ocupação de carácter habitacional com cerca de seis mil anos, como atestam os achados arqueológicos da jazida do Gaio. Contudo, não se conhece uma continuidade da ocupação do espaço, na medida em que só a partir de meados do século XIII podemos apontar a existência de um núcleo humano em Alhos Vedros, como certifica o mais antigo documento que se conhece referente a esta localidade, que confirma a existência desse lugar com um capelão chamado Fernão Rodrigues, datado de 30 de Janeiro de 1298.
A Moita é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 16 700 habitantes.
É sede de um pequeno município com 55,08 km² de área mas 71 596 habitantes (2008), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte e a leste pelo município do Montijo, a sueste por Palmela, a oeste pelo Barreiro e a noroeste tem uma estreita faixa ribeirinha no estuário do Tejo.
E foi por este concelho e arredores, que no passado domingo 11 de Abril, o Clube Recreativo do Penteado realizou o seu 6º passeio de cicloturismo, um evento que teve o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Moita, o qual fazia parte integral do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCB).
A concentração deu-se pelas 8 horas no Penteado junto às instalações do Clube Recreativo, e a partida foi dada pelas 9,30, pela frente tinham os participantes 65 quilómetros para percorrer, com passagem por, Malpique, Sarilhos Grandes, Chão Duro, Rosário, Gaio, Moita, Arroteias, Pinhal do Forno, Brejos da Moita, Penteado, Venda do Alcide, Palhota, Terrim, Olhos de Água, e Penteado, onde passados alguns minutos das 12,30, chegava toda a caravana, existindo ainda uma paragem para abastecimento na zona de Palmela, nas instalações da EQP, Aluguer de Equipamentos, Lda, o qual patrocinou o mesmo, e o evento.
Participaram no evento 52 equipas, num total de 512 participantes, de ambos os sexos, no qual os objectivos dos mesmos, estava a comemoração do 45º aniversário do Clube Recreativo do Penteado. Foi um passeio com um trajecto propício a rolar, sem dificuldades de maior, o dia, esse também ajudou à festa, já que o tempo esteve exemplar e bom para umas boas pedaladas.
No final, e após um bom banho, foi tempo de almoço de confraternização tarde dentro, onde se conversou, se relembrou os bons momentos das pedaladas domingueiras, onde se conviveu em grande, e onde ainda existiu espaço para a entrega das lembranças alusivas ao evento a todos os participantes, ficando uma certeza, de voltar na próxima edição, com os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA