III RAID BTT BARREIRO - FÁTIMA DIAS 10 E 11 DE ABRIL



Este III RAID Barreiro - Fátima em BTT surge tal como os anteriores, aliado ao interesse demonstrado por muitos entusiastas deste desporto em fazer algo mais além, que quebrasse com os eventos organizados de só um dia, como por exemplo as maratonas.
É uma iniciativa da Associação FidalByke, coordenada pelo Pedro Padinha que vem deste modo pela terceira vez consecutiva, propor cumprir o trajecto que o une o Barreiro a Fátima, através do "Caminho do Tejo".
Este ano existe uma pequena alteração no percurso. Arrancará da Sede ao invés da partida "oficial" na Torre Vasco da Gama. No percurso dos anos anteriores cumprindo o "Caminho do Tejo" atravessamos o rio de barco para Lisboa, pedalamos até à Torre Vasco da Gama, e o caminho segue por Póvoa de St. Iria/Alverca/Alhandra/Vila Franca de Xira/Vila Nova da Rainha/Azambuja e Valada Tejo. Este ano, o percurso será todo ele a Este do Rio Tejo, até Muge, e daí seguirá pelo caminho de anos anteriores.
O percurso não é conhecido pela sua dificuldade física ou técnica, na realidade para uma pessoa que pedale regularmente, será de nível técnico baixo e nível físico médio. No entanto, apesar de ser aparentemente acessível é necessário estar-se em boa forma física e habituado a distâncias semelhantes. São muitas horas em cima do selim durante 2 dias consecutivos.
Esta iniciativa apela á aventura, ao espírito e coesão de grupo não perdendo de vista o objectivo final, chegar a Fátima. Apesar de ter maior ou menor relevância dependendo das pessoas, acaba por ser um destino com significado para todos, seja pelo seu cariz espiritual, pela superação fisica, pela amizade, ou simplesmente pelo simples gozo de andar de BTT sem pensar em nada mais durante 2 dias.
O que inclui a inscrição ?
- Dormida em camaratas nos Olhos de Agua (inclui lençóis/toalha e Banho)
- Jantar nos Olhos de Agua
- Pequeno Almoço de Domingo
- Banhos Sábado/Domingo (Santuário de Fátima)
- Almoço em Fátima
- Dorsais apelativos ao evento, com contactos úteis. (também serve como recuerdo.)
- Visita ao Santuário, para posterior fotografia de grupo.
- Transporte de regresso para o Barreiro (pessoas e bicicletas)
- Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil
- Transporte da bagagem e prestação de auxilio/impossibilidade de continuar devido a imprevistos por parte de uma viatura que nos acompanhará durante os dois dias.
O que não inclui a inscrição ?
- Abastecimento seja de sólidos ou líquidos durante o percurso. Os participantes estarão em autonomia, pelo que deverão levar tudo o que necessitam habitualmente
- Almoço volante em Muge
- Custos individuais não especificados.
Outros Pormenores :
Os participantes deverão levar todas as ferramentas e algum material necessário. Por exemplo levar um dropout deverá ser algo a considerar. E obviamente aqueles “must’s” do dia-a-dia que já estamos habituados tal como Camaras de ar, sacas, ferramentas multi-usos..etc.
Existirá um carro de apoio com suporte para três bicicletas que nos acompanhará durante o evento, caso aconteça algum imprevisto. Este carro irá encontrar-se com o grupo durante o percurso em alguns locais especificos e fulcrais.
Esse mesmo carro poderá levar as bagagens, embora exista uma limitação de um saco por pessoa. Quem quiser no entanto, tal como no ano passado poderá levar uma mochila, alforges, ou até um BOB para acrescentar algo mais à aventura em si.
Pontos de Encontro :
Encontro Sede do Fidalbyke - 7H00
Partida da Sede - 7H30
Sem tolerância.
Percurso:
1º Dia
130kms
1000m de Acumulado ascendente
Paragem em Muge para almoço volante
2º Dia
35kms
750m de Acumulado ascendente Breve paragem sensivelmente a meio.

Preços
As inscrições estão abertas a todos os entusiastas deste desporto com uma boa forma fisica. Para sócios o valor da inscrição é de 40 euros: Para os não sócios sobre este valor terá o acréscimo de 12 euros (o valor correspondente a uma quota de sócio). O que tendo em conta os preços que se praticam numa maratona, que não incluem outros gastos como deslocações, dormidas, ou comidas, parece-nos bastante aceitável.
*ATENÇÂO*
Ainda estamos pendentes da cedência do Mini-Bus da CMB, se tivermos que alugar um autocarro acresce 15€ à inscrição com os acompanhantes a poder viajar gratuitamente no dia 11 de Abril até Fátima. Garantiram-me que até dia 15 de Março saberemos se temos autocarro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA