XII RAID BTT ALVALADE PORTO CÔVO (RESCALDO)

No passado dia 16 de Maio de 2010, a Secção de BTT do Futebol Clube Alvaladense organizou mais uma edição do mítico Alvalade – Porto Côvo – Alvalade. Com tanto êxito, ano após ano ninguém quer ficar de fora. Na 12ª. Edição mais de 1500 participantes marcaram presença para se deslumbrarem com as magnificas paisagens, por trilhos até ao Litoral Alentejano.
Chegados a Alvalade, confirmamos as inscrições, levantamos os dorsais e as respectivas lembranças alusivas ao evento, um dos patrocinadores desta edição, o Supermercado Super Sol, colocou no exterior das suas instalações uma enorme mesa com sumos, sandes, bolos e afins para quem quisesse tomar ou reforçar o pequeno-almoço.
Às nove horas em ponto foi dada a partida aos milhares de ciclistas, que percorreram as principais ruas de Alvalade com toda a população local a aplaudir e incentivar a enorme caravana, a bom ritmo aquecemos as pernas no asfalto durante um par de quilómetros.
Chegamos então aos familiares trilhos de areia solta, serpenteando por entre montados de sobreiros e azinheiras, atravessando alguns cursos de água que nos obrigaram a tirar o pó e molhar os pés, passamos ainda por uma conduta de água que irriga os extensos arrozais que sempre nos proporcionam magníficos espelhos de água.
Passamos por as localidades de São Domingos e Vale de Água onde estavam instalados fartos e suculentos reforços alimentares, após breves paragens para nos refrescarmos, lá continuamos até à Barragem de Campilhas onde se encontrava instalado o terceiro abastecimento, então ai saciei-me com uma grande sandes de carne assada, um sumo e uma suculenta laranja.
Lá continuamos a jornada até ao Cercal do Alentejo onde nos esperava mais um abastecimento onde reconfortamos o estômago e saciamos a sede para ganhar energias para enfrentarmos a Serra do Cercal que nos esperava, chegados ao cume da elevação, descemos por vertiginosas inclinações até a um magnifico vale que faz lembrar a Amazónia com trilhos bastante estreitos com muita humidade onde predomina uma flora bastante verdejante de fetos e arbustos bastante densos.
Dai até Porto Covo foi um autentico sobe e desce com passagem por quintas e hortas, e douradas cearas de trigo, avistando ao longe o parque eólico com seus moinhos produtores de energia a desandar as suas hélices ao sabor do vento em sinal de progresso pela utilização das energias renováveis.
Ao contrário da tradição este ano a chegada a Porto Côvo deu-se pela entrada norte, percorrendo as arribas avistando o magnífico areal das Praias da Costa Vicentina, sempre com o Oceano Atlântico como pano de fundo.
Cansados e satisfeitos, já com 70 Km nas pernas, decidimos ficar por ali. Muitos seguiram de volta, por trilhos diferentes, até Alvalade, completando mais de 120 km.
Após o merecido duche, chegou a hora do almoço num Restaurante na Azenha do Mar à base de grelhados de carne e peixe fresco acompanhado de saladas, regado com bom vinho, terminando a refeição com doces, cafés e digestivos, o resto da tarde foi passada nas esplanadas e um breve passeio pela praia.
Terminava, assim, mais uma jornada de óptimas pedaladas.
Temos que dar os parabéns à organização pelo sucesso da iniciativa, onde nada faltou nem quaisquer reparos a fazer, continuem que estão no caminho certo em prol do desporto de lazer como incentivo à prática do desporto e ao contacto com a natureza, criando e cultivando o espírito de amizade e camaradagem entre os praticantes desta modalidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA