TRAVESSIA DA PONTE VASCO DA GAMA DE BICICLETA DIA 27-06-2010 (RESCALDO)

A Ponte Vasco da Gama é uma ponte sobre o rio Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém, muito próximo do Parque das Nações, onde se realizou a Expo 98. Inaugurada a 4 de Abril de 1998, a ponte é a mais longa da Europa e é actualmente a nona mais extensa de todo o mundo, com os seus 17,3 km de comprimento, dos quais 10 estão sobre as águas do estuário do Tejo.

O vão (comprimento do tabuleiro) do viaduto central é de 420 m. Foi construída a fim de constituir uma alternativa à ponte 25 de Abril para o trânsito que circula entre o norte e o sul do país na zona da capital portuguesa.
Aquando da sua construção foi necessário tomar especiais cuidados com o impacto ambiental, visto que atravessa o Parque Natural do Estuário do Tejo, uma importante área à escala europeia de alimentação e nidificação de aves aquáticas. Foi também necessário proceder-se ao realojamento de 300 famílias.
O nome da ponte comemora os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498, é uma das mais altas construções de Portugal, com 155 m de altura.
E foi por esta ponte, que este domingo 27 de Junho, cerca de 1000 amantes das duas rodas sem motor passaram, e se deslumbraram com o encanto da mesma, podendo ao mesmo tempo saborear as belas paisagens laterais, do Parque Natural do Estuário do Tejo, que a ponte atravessa, muitas vezes desconhecidas quando se circula de carro a velocidades muito mais elevadas.
“Travessia da Ponte Vasco da Gama, com a sua bicicleta – Tejo Ciclável”, assim se denominava o evento, o qual tinha como objectivos não o de atravessar a ponte, mas sim duas pontes e o rio Tejo, a primeira a de Vila Franca de Xira, e depois a Vasco da Gama, e ainda, a obtenção de uma receita, a qual reverteu depois para Organização Não Governamentais de cariz de solidariedade social.
Sete horas da manhã, ponto de encontro, Parque Tejo junto o rio Trancão, aqui foi feita a concentração dos participantes, e algumas inscrições de última hora. As bicicletas eram preparadas, os participantes davam os últimos ajustes, esses, oriundos de diversos pontos do país, o dia era importante, a ansiedade de pedalar também, já que não são todos os dias que se atravessa a Ponte Vasco da Gama de bicicleta, sem pressas e sem stress. Pouco passavam das 8 horas da manhã quando foi iniciada a partida, para os mais bem preparados o trajecto principal tinha cerca de 80 quilómetros, outras alternativas existiam ao longo do trajecto, onde muitos se foram juntando ao longo do mesmo que teve passagem por, Sacavém, Nacional 10, Póvoa Santa Iria, Alverca, Alhandra, Vila Franca de Xira, Alcochete, Ponte Vasco da Gama e Parque Tejo, com a chegada a ocorrer cerca das 12,30 dos primeiros participantes.
Numa organização da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), estava a mesma satisfeita com o resultado no final, já que os objectivos foram conseguidos, nas palavras proferidas por José Manuel Caetano, presidente da FPCUB que dizia; “Tejo Ciclável é um evento que tenta ser diferente de outros, já que proporcionamos aos participantes uma pedalada diferente, onde os mesmos podem usar a sua própria bicicleta, desfrutando assim mais comodamente do passeio.
Na travessia do Tejo não quisemos só colocar a Ponte Vasco da Gama como atractivo e fazer alguns quilómetros, quisemos sim proporcionar outros pontos de interesse em conjunto, e assim com este trajecto dar mais interesse, já que atravessamos o Tejo por uma ponte histórica como é a de Vila Franca de Xira, com alguma beleza, depois passamos por outra, das mais importantes da Europa, mas não só isso é importante, os locais de passagens, como as lezírias ribatejanas, e o Estuário do Tejo, tudo embeleza o passeio.
Outros dos nossos objectivos com este evento, depois de podermos proporcionar umas boas pedaladas a quem participou, também podemos satisfazer as necessidades de algumas instituições de solidariedade social, Organização Não Governamentais, para onde reverterão os lucros do passeio.
Penso que foi positivo, os números foram muito satisfatórios, o que demonstra o interesse pelo evento, e onde mais uma vez se demonstrou que, a bicicleta continua a ter um papel importante na sociedade, querendo finalizar deixando um agradecimento a todos os que nos apoiaram nesta iniciativa, e um obrigado aos participantes, porque são eles a peça principal da mesma”.
O comentário final:
Num domingo que acordou com um dia excelente para pedalar, muitos foram os que participaram em mais um “Tejo Ciclável”, o calor, esse surgiu a meio da manhã, como um belo dia de verão.
O trajecto foi de dificuldade baixa, mas mesmo assim existiu um grande alongamento do pelotão, já que o número assim o permitia, porem, temos de enaltecer o excelente trabalho feito pela PSP que acompanhou a caravana até Vila Franca de Xira, e depois a Brigada de Transito da GNR a partir dai até ao final, ainda o trabalho também muito positivo do Grupo de Motards do Ocidente, que completaram a segurança a todos os participantes.
Animação, confraternização, muita alegria, e animadas cavaqueiras não faltaram, num grande pelotão misto, encontramos Senhoras e meninas, os elementos masculinos, esses eram em número superior, mas a ajuda esteve sempre presente nos momentos mais difíceis, as idades, essas variavam, mais jovens ou menos jovens, todos os objectivos eram os mesmos, andar pedalar, e passar a Ponte Vasco da Gama de bicicleta, assim aconteceu, o qual deu sem duvida uma bonita imagem à mesma, os dois encantos encontraram-se, e o resultado final era deslumbrante.

José Morais/Noticias do Pedal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA