RUMO A SANTIAGO 2012 "1000 QUILÓMETROS PARA ACREDITAR" PARTIDA DE SEVILHA A 27/07/2012

http://www.youtube.com/watch?v=fNr3PfNhII4&feature=share
O projeto Rumo a Santiago visa promover e divulgar os Caminhos de Santiago, disponibilizando uma plataforma online emwww.rumoasantiago.com para ajuda na preparação de travessias, partilha de informação e experiências nos Caminho. Como projeto social, inclui também o apoio a instituições de cariz solidário inserido nas atividades associadas às travessias dos Caminhos realizadas.

O projeto iniciou-se oficialmente em 2011, com a promoção da travessia em bicicleta dos 800 quilómetros do Caminho Francês de Santiago. Por altura da organização dessa travessia considerou-se um processo natural associar este projeto a uma causa solidária, nascendo assim acolaboração entre o Rumo a Santiago e a Associação Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro).
Em 2012 surge uma nova edição deste projeto, com vários objetivos mais ambiciosos: será realizada atravessia da Via de la Plata em bicicleta, que corresponde ao Caminho de Santiago que tem início em Sevilha e se prolonga ao longo de 1000 quilómetros até Santiago de Compostela. Esta edição associa-se novamente à Acreditar, assumindo por essa razão a designação “Rumo a Santiago 2012 – Mil quilómetros para Acreditar”.
A travessia será realizada por um grupo de três pessoas, com partida de Sevilha agendada para 27 de Julho de 2012 e chegada a Santiago de Compostela no dia 10 de Agosto, num total de 15 etapas.A causa solidária consistirá no apoio e divulgação da Acreditar de várias formas:angariação de fundos que permita doar 1000€ (1€ por cada quilómetro percorrido) à Acreditar através da plataforma PPL. 
  • divulgação desta causa em todos os materiais a produzir (cartazes, folhetos, equipamento de ciclismo, website, facebook);
  • exposição sobre o projeto a realizar no Leiria Shopping.

Como serão utilizados os donativos?

O financiamento pela plataforma PPL visa fundamentalmente permitir a doação do montante de 1000€ à Acreditar, financiar os materiais e iniciativas de divulgação da nova edição do projeto (incluindo as recompensas no âmbito do site PPL), bem como suportar parte das despesas relacionadas com a travessia propriamente dita (sendo que a maior parte destas despesas serão suportadas diretamente pela equipa que irá percorrer a Via de la Plata).
Caso o montante angariado ultrapasse o valor pretendido (1750EUR), 50% do valor excedente será também doado à Associação Acreditar.

Como faço o meu donativo?

O procedimento é muito simples:
  1. crie uma conta no sítio PPL;
  2. deposite um montante na conta PPL (pode ser superior ao que pretende doar a este projeto, caso queira apoiar outros projetos) através de pagamento multibanco/homebanking, transferência bancária ou PayPal/cartão de crédito;
  3. introduza na caixa de texto dentro da área "Apoiar Já" (topo direito desta página) o montante que pretende doar e prima o botão "Contribuir".
E pronto, já está!

Sobre Rumo a Santiago 2012

Norberto Henriques - 34 anos, docente de Engenharia Informática no ensino superior, investigador na área da mobilidade urbana, residente em Leiria e autor do projeto Rumo a Santiago.
O desporto e bicicleta em particular está presente na minha vida desde criança. O BTT surge em 2003 e a partir daí fui explorando várias modalidades diferentes deste desporto. Daí até fazer da bicicleta o meu hobby principal foi um pequeno passo. Em 2010 descubro os Caminhos de Santiago, percorrendo o Caminho Central Português, repetindo a experiência em 2011 (Caminho Francês) e com planos de a repetir novamente em 2012 (Via de la Plata).
Como se não bastasse fazer da bicicleta o meu hobby, ela é também parte integrante do meu trabalho de investigação no meu doutoramento, onde estou a abordar questões relacionadas com mobilidade humana alternativa em espaços urbanos.
A minha motivação, para além do espírito de aventura que estas viagens englobam, é poder de alguma forma contribuir para ajudar os que mais precisam. Esse é o ímpeto que me leva a encarar este projeto Rumo a Santiago com determinação e querer fazer dele um caso de sucesso.
Jorge  Frazão, 32 anos, residente em Lisboa, militar de profissão, orientação a sua convicção!
Acima de tudo, o gosto pela aventura associado à necessidade de conhecer novos limites e desafios levou-me a aventurar-me e conhecer este projeto. O BTT, o qual já faz parte de mim faz muitos anos, é apenas a desculpa perfeita para viver novas experiências. Associar-me a esta iniciativa não poderia ser o melhor argumento para continuar a aventurar-me e a dar a conhecer o mundo à minha bicicleta. O facto de unir a esta viagem uma causa nobre motivou-me ainda mais a partilhar esta aventura com o Norberto. Em suma, gosto disto, e como devemos, sempre, fazer aquilo que gostamos, mal surgiu a ideia nem hesitei! Let's go!
Hugo Serrazina - 34 Anos, gerente de uma empresa de materiais de construção civil e residente na Benedita, Alcobaça.
Sou praticante de BTT desde 2007 e é um desporto fantástico em todos os aspetos. Sou também um amante de viagens e aventura e quando me propuseram fazer uma travessia da Via de la Plata, por tudo o que já tinha ouvido dizer sobre os Caminhos de Santiago, aceitei logo o desafio. Vai ser a minha primeira experiência numa viagem de longa distância em bicicleta onde tudo pode acontecer.
Entusiasmou-me também o conceito da viagem se associar à Associação Acreditar e de contribuir de várias formas diferentes para esta causa. É muito bom quando podemos fazer o que mais gostamos e ao mesmo tempo ajudar alguém a ter um futuro mais risonho.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA