CICLOCRESCENTE - HOMENAGEM A ILIDIO DO ROSÁRIO - CICLOTURISMO EM SANTA VITÓRIA (BEJA) 30-09-2012


CICLOCRESCENTE - HOMENAGEM A ILIDIO DO ROSÁRIO
Em 30 de Setembro de 2012 a Equipa Ciclocrescente de Santa Vitória (Beja) vai levar a efeito um Passeio de Cicloturismo para homenagear o ciclista Ilídio do Rosário natural de Santa Vitória, iniciando a sua carreira no Ateneu Comercial de Beja e ingressou na Equipa de Ciclismo do Sport Lisboa e Benfica, foi Campeão Nacional de Fundo, participou na Volta a Portugal, Espanha e no campeonato do mundo de estrada.

Ilídio do Rosário


Quando se fala em ídolos do desporto naturais de Santa Vitória, sem dúvida que o maior, aquele que mais notoriedade alcançou foi o Ilídio do  Rosário. Podemos afirmar que, uma das razões para o ciclismo ter sido tão popular na nossa aldeia, para além das já referidas, foram os sucessos obtidos por este grande desportista.

Em Março de 1961, a revista Alentejo Ilustrado, que se publicava em Beja, escreveu a seguinte notícia :
O valoroso ciclista sul-alentejano Ilídio do Rosário, que há épocas vem representando com grande brilho as cores do Sport Lisboa e Benfica, viu agora coroada, com o primeiro grande triunfo ao nível nacional, a sua persistente carreira com a obtenção do primeiro lugar, na prova em que os grandes "ases" do ciclismo nacional disputavam o título português de fundo da modalidade.
Ilídio do Rosário, após corrida de grande regularidade, bateu ao "sprint" corredores de grande categoria, como Alves Barbosa, e sagrou-se campeão de 1961.
Apesar de já não representar qualquer agremiação alentejana, pois que nenhuma, infelizmente, se dedica ao ciclismo oficial, Ilídio do Rosário, o rapaz de Santa Vitória, que no Ateneu Comercial de Beja iniciou a sua prometedora carreira, merece os parabéns e a simpatia de todos os verdadeiros alentejanos que desejam ver os seus comprovincianos distinguirem-se em qualquer ramo de actividade.
                  M.T.

Texto e imagens retirados do Blogue Santa Vitória.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA