sexta-feira, 15 de julho de 2011

SAÚDE E DESPORTO

VANTAGENS DA ACTIVIDADE FÍSICA REGULAR

A actividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Actividade física adequada e desporto para todos constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par de alimentação saudável, vida sem tabaco e o evitar de outras substâncias prejudiciais à saúde.

A actividade física é:
• Para o indivíduo: um forte meio de prevenção de doenças;
• Para os governos: um dos métodos com melhor custo-efectividade na promoção da saúde de uma população.
• Reduz o risco de morte prematura;
• Reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC, que são responsáveis por 30% de todas as causas de morte;
• Reduz o risco de vir a desenvolver doenças cardíacas, cancro do cólon e diabetes tipo 2;
• Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão, que afecta 20% da população adulta mundial;
• Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de se tornar obeso;
• Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fractura do colo do fémur nas mulheres;
• Reduz o risco de desenvolver dores lombares e pode ajudar o tratamento de situações dolorosas, nomeadamente dores lombares e dores nos joelhos;
• Ajuda o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis;
• Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão;
• Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco, especialmente em crianças e adolescentes.

Qual a quantidade de exercício físico que é necessário para melhorar e manter a saúde?

Os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de pelo menos de 30 minutos de actividade física cumulativa moderada, todos os dias. Este nível de actividade pode ser atingido diariamente através de actividades físicas agradáveis e de movimentos do corpo no dia-a-dia, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos.
Benefícios adicionais podem ser obtidos através de actividade física diária moderada de longa duração:

• Crianças e adolescentes necessitam 20 minutos adicionais de actividade física vigorosa, 3 vezes por semana;
• O controle do peso requer pelo menos 60 minutos diários de actividade física vigorosa/moderada.

Actividade física para diferentes grupos populacionais

Crianças e adolescentes
O exercício físico regular fornece aos jovens inúmeros benefícios (físicos, mentais e sociais) para a saúde.
Os estudos mostram que:
• Nos adolescentes, quanto mais participarem em actividades físicas, menor será a probabilidade de virem a fumar;
• Nas crianças que são mais activas fisicamente verifica-se uma maior performance académica.
• Os jogos de equipa promovem de forma positiva a integração social e facilita o desenvolvimento das capacidades sociais dos adolescentes.

Mulheres
É necessário não esquecer o facto de que, principalmente nos países em desenvolvimento, nas áreas rurais e peri-urbanas de baixo nível socio-económico, as mulheres podem estar fisicamente exaustas devido a actividades físicas “ocupacionais”, dentro ou fora de casa. Há que aconselhar actividades físicas mais adequadas à sua condição específica e possivelmente adaptá-la a actividades de lazer.

Pessoas idosas activas
O exercício físico é importante para as pessoas idosas saudáveis, aumentando e mantendo a qualidade de vida e independência dos idosos. Caminhadas e sessões organizadas de exercício físico, adequadas a cada idoso, permitem o convívio social, reduzindo sentimentos de solidão ou de exclusão social.

Indivíduos com incapacidades
Às pessoas com incapacidades devem ser fornecidas oportunidades e suporte para poderem praticar desporto e exercício físico adaptado às suas condições físicas.
www.hoops.pt/desporto/fsaudesp.htm


É NECESSÁRIO UNIR ESFORÇOS NA PROMOÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO!

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