FERREIRA DO ALENTEJO CÉSAR LUÍS VENCEDOR DA 6ª. VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA EM 1935


Está se a aproximara 74ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta  15 a 26 de Agosto – é bom recordarmos os feitos alcançados pelas “velhas glórias” Ferreirenses no panorama velocipédico nacional.
Para o efeito, transcrevemos uma notícia publicada recentemente no jornal “A BOLA”, 6 de Agosto de 2007, que faz referência à equipa de ciclismo do “Velo Clube – Os Leões de Ferreira do Alentejo” e, ao seu representante, César Luís, vencedor da 6ª edição da Volta a Portugal no ano de 1935.

“ O ciclismo no Alentejo tem vivido momentos que definem o amor que os alentejanos têm pela modalidade. Além da emblemática Volta ao Alentejo, existiram noutros tempos situações que fizeram história como aquela em que os corredores do Sporting ingressaram em 1935 no Velo Clube – Os Leões de Ferreira do Alentejo, dos quais faziam parte nomes importantes da época como António Contente, César Luís, Alfredo Trindade e Joaquim Sousa entre outros.
Um ferreirense de nome Luís António Passanha Pereira, homem de grande fortuna, era na altura dirigente do Sporting. Por desentendimento com outros membros da direcção e como desagravo, resolve transferir a equipa de futebol sportinguista, para a sua terra natal, com o intuito desta competir a nível nacional. Só não conta com os regulamentos das estruturas federativas do futebol português, que não lhe permitem efectivar essa mudança de imediato. Resolve então a troca da equipa de futebol pela de ciclismo, o que consegue rapidamente, a bem de uma maior divulgação da modalidade na região e de cada vez maior motivação pelo ciclismo no Alentejo. A Volta desse ano com 16 etapas e 1.880 quilómetros teve início na Cova da Piedade e final em Lisboa. Alfredo Trindade e José Maria Nicolau não chegaram ao fim e César Luís que tinha vindo do Benfica foi o vencedor com 17.02 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, José Marquez pertencente ao Campo de Ourique. César Luís venceu ainda duas etapas inscrevendo o nome do clube alentejano nos vencedores da Volta, percorrida à média de 29,481 Km/h em que alinharam 55 corredores dos quais 24 ficaram pelo caminho”.


Em 2007 um grupo de homens naturais de Ferreira do Alentejo reactivaram O Velo Clube "Os Leões de Ferreira do Alentejo" após um longo interregno,  voltou novamente à actividade, conta actualmente já com um número significante de associados dedicando se a maioria à prática do BTT e Cicloturismo.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA