IV BENÇÃO DOS CICLISTAS DO ALGARVE (Rescaldo)

Espectacular, o Máximo, Excedeu todas as expectativas, há muito que não via um pelotão de cicloturistas com dimensão do que participou hoje na IV Bênção dos Ciclistas do Algarve, em Albufeira.

Na noite de ontem, em conversa com um dos elementos da organização já haviam cerca de 160 inscritos. Muitos deixaram para hoje a decisão final e confirmaram a inscrição a poucos minutos do início.
A igreja de São José esteve praticamente cheia para a celebração da eucaristia e depois na bênção feita no exterior, o recinto da igreja era pequeno para tantos cicloturistas.
Marcaram presença a maioria das Equipas de Cicloturismo oriundas do Algarve: Juventude Desportiva das Fontainhas, Amaro Gonçalves, Centro de Ciclismo de Portimão, Núcleo Sportiguista de Portimão, Monte Figo, Grupo Desportivo Torre Natal, Os Espichenses, Guia, Algoz, Tavira, CC. Loulé e muitas outras mais. A região alentejana também esteve bem representada com a formação de Ermidas do Sado e ser a Equipa da localidade mais longínqua a marcar presença neste passeio organizado pela Juventude Desportiva e Associação de Ciclismo do Algarve.
Muitos particulares também fizeram questão de se juntar à causa humanitária do evento e marcaram presença no passeio, entre eles o Jovem ciclista Amaro Antunes que esta época se vai estrear como profissional na LA Paredes Rota dos Móveis e Daniel Silva, um juvenil algarvio que esteve em destaque nas provas em que participou ao longo de 2010, antevendo também uma carreira repleta de êxitos.
À semelhança de Amaro Antunes, Sérgio Ribeiro era outro dos ciclistas profissionais que estava convidado pela organização do Passeio, já que durante a cerimónia de entrega dos prémios, durante o almoço convívio da IV Bênção seriam entregues os troféus para os vencedores das votações que decorreram no final de 2010 no Cycloweb – O Ciclista Português do Ano a actuar e Portugal e o Ciclista Sub23 do Ano, votações ganhas por Sérgio Ribeiro e Amaro Antunes, respectivamente.
Por volta das 10:00 foi dada a partida para um passeio memorável num dia cujas condições climatéricas estiveram excelentes para a prática da modalidade.
O numeroso pelotão partiu das Ferreiras em direcção a Paderne, regressando novamente às Ferreiras de onde seguiu para a vigia, Branqueira, Olhos d’Água e Albufeira, seguindo posteriormente para a Guia onde foi feita a tradicional paragem de abastecimento.
O tempo passou a correr e, na Guia, a cerca de 60 minutos da hora prevista para o termo do passeio a organização viu-se obrigada a aligeirar a segunda metade do percurso.
Terminada a paragem de abastecimento o pelotão seguiu para Vale de Parra, depois Albufeira passando pela marina e cemitério velho, Beato Vicente, eixo viário e Rotunda dos Descobrimentos de onde seguiu para as Ferreiras onde, como previsto o passeio terminou junto à Igreja de São José.
Foram cerca de 55 quilómetros percorridos a bom ritmo, com algumas dificuldades pelo meio mas onde tudo correu às mil maravilhas num dia, como já referido, espectacular!
O Local escolhido pela organização para o Almoço convívio foi, desta vez, “O Manuel Dos Frangos”, onde foi servido um super saboroso frango grelhado com batatas fritas e salada.
Houve lugar ainda à venda de rifas para o sorteio de vários prémios, uma Bicicleta, várias camisolas de ciclismo onde se destacava uma camisola branca conquistada por Amaro Antunes e vários vouchers de Fins-de-semana em hotéis assim como uma voucher para um restaurante em Albufeira. Este sorteio foi uma forma da organização conseguir gerar algumas receitas para a causa humanitária do passeio – Angariar receitas para a ADSA (Associação de Dadores de Sangue e Medula Óssea de Albufeira), já que os recuos de alguns patrocinadores e cortes nos apoios de outros reduziram bastante a margem de manobra da organização.
Como seria bom que algumas empresas do concelho se juntassem à causa e ajudassem esta associação humanitária.
Terminado o sorteio seguiu-se a entrega dos prémios Ciclista do Ano Cycloweb onde João Dias, o administrador do site de ciclismo nacional e Desidério Silva, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira entregaram o prémio para o Jovem Ciclista do Ano 2010 a Amaro Antunes e de Ciclista Português do Ano a actuar em Portugal e Humberto Fernandes, que representou o Sprinter da Barbot-Efapel. Junto com o troféu “Cycloweb”, Desidério Silva ofereceu uma medalha do Concelho de Albufeira.
Amaro Antunes ofereceu ainda uma camisola amarela da Volta a Portugal Júnior com uma dedicatória especial a João Dias e a toda a equipa Cycloweb.
A cerimónia continuou com a entrega dos troféus às equipas e lembranças a todos os participantes na IV Bênção dos Ciclistas do Algarve.
Destaque ainda para o facto de muitos dos presentes aproveitarem a ocasião para ter autógrafos de Amaro Antunes e algumas fotos com o jovem ciclista de Vila Real de Santo António.
Nada a assinalar a uma organização que esteve 5 estrelas em todos os pormenores de mais um passeio que foi memorável.
Para terminar fica aqui um apelo às entidades oficiais e a todas as empresas do concelho e mesmo da região: Por muitos cortes que sejam obrigados a fazer nos orçamentos para 2011 e próximos anos, não deixem de apoiar o cicloturismo que para além de ser um desporto saudável é uma forma bastante eficaz de unir todos pelas mais diversas causas.
Se este foi o ultimo passeio de cicloturismo de 2011 em Albufeira, foi um final em grande!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA