2º. PASSEIO DE BTT PELO RAMAL FERROVIÁRIO BEJA-MOURA 27-03-2011

CONVITE A TODOS OS BETETISTAS:
Dia 27 de Março, domingo, pelas 9.00 um grupo de betetistas, promovem uma jornada épica para promover e divulgar um trilho invulgar: o antigo ramal ferroviário que ligava Beja a Moura!
Este ramal foi encerrado em 1990, portanto há precisamente vinte anos, tendo sido votado ao mais completo abandono! As estações e apeadeiros que serviram quase um século as poppulações de Beja, Baleizão, Quintos, Serpa, Brinches, Pias e Moura, isto é, a Margem Esquerda do Rio Guadiana já não se enchem de gente, mas apenas de destruição e lixo!
Não sabemos quem tem mais responsabilidade: autarquias, refer, ou outros. Sabemos apenas o que queremos: que seja reabilitada a via, de modo a servir para fins turísticos, onde circulem bicicletas e pedestres, pois o trajecto que ela percorre é dos mais bonitos testemunhos de um verdadeiro país rural (destaco o troço a seguir à ponte, onde podemos circular como se estivessemos numa varanda debruçada sobre o rio, para citar apenas um exemplo) que há muito teima em existir.
Todos aqueles que vivemos numa região e a amamos temos responsabilidades e o dever de exigir que os poderes, sejam eles quais forem, façam o melhor para que ela se desenvolva e o abandono e o desleixo não são exeplo para nada.
Assim, escolhemos, como não podia deixar de ser, o nosso meio de transporte favorito para reivindicar a alguns aquilo que é de todos.
No dia 27 de Março estaremos em Beja para pedalar ao longo de 60 km, ora em cima da linha, ora por singletracks paralelos, ora por outros caminhos laterais, enfim, haveremos de honrar a memória daqueles tempos em que a velha automotora gingava com pachorra, como se estivesse a pedir-nos para abrirmos os olhos e admirar tamanha beleza.
Iremos parar para visitar as estações e apeadeiros, conhecer as aldeias, bebendo um copo e provando os petiscos para matar a fome!
Estão previstos 2 abastecimentos em Quintos e Pias, Passeio que será guiado em todo o percurso.
Quem se quiser juntar a este “comboio” contacte a Cabra Montêz ou efectue a sua inscrição no seu site http://www.cabramontez.com/ ou http://www.biciportugal.com/.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA