JOÃO SANTOS O VERDADEIRO CICLISTA



JOÃO SANTOS O VERDADEIRO CICLISTA

Num dos muitos Passeios de Cicloturismo que costumo fazer por este Pais tive o prazer de conhecer em Albufeira o Amigo João Santos.

Quem é o Chefe Santos?

Cozinheiro de profissão e por sinal um chefe de cozinha notável, tendo ao longo da sua carreira profissional conquistado vários troféus conceituados, é um adepto do ciclismo que conhece a modalidade como poucos, não se restringindo unicamente ao que se passa por cá, mas também acompanhado todas as provas internacionais.
Quem acompanha provas de ciclismo profissional no Algarve, certamente já se deve ter cruzado vezes sem conta com o Chefe Santos, a maioria dos profissionais que compõem o nosso pelotão conhecem-no e no pelotão internacional já é conhecido por alguns conceituados corredores.
Uma das situações mais engraçadas ocorreu há dois anos na derradeira etapa da Volta ao Algarve, que coincidiu com a realização da Etapa da Volta em Cicloturismo.
A equipa Hotel Alísios-Juventude Desportiva das Fontainhas tinha acabado de chegar e, numa altura em que já vários profissionais assinavam o ponto, alguns fotógrafos começaram a fotografar o Chefe Santos, como se fosse uma estrela, das mais mediáticas do pelotão presente. Não deixou de ser curioso ver corredores como Eric Zabel, algo curioso com o que se estava a passar, chegando mesmo a perguntar quem era aquele ciclista.
No pelotão cicloturista algarvio não deve haver ninguém que não saiba quem é o Chefe Santos. Uma daquelas pessoas que estão no Cicloturismo para serem úteis e ajudar a promover os eventos em vez de criticar o que corre menos bem na organização dos mesmos. A sua forma de estar no ciclismo que como adepto, quer como cicloturista é: “o que é que tenho para dar ao ciclismo”, contrariamente a grande parte dos que estão com o principio “o que é que o ciclismo tem para me dar”.
Se existirem algumas dúvidas relativamente à forma do de estar no ciclismo do Chefe, o facto de algumas equipas espanholas de Cicloturismo marcarem presença em passeios algarvios, não pela espectacularidade dos mesmos, mas pelo esforço dele, serão certamente dissipadas.
E o que dizer ao facto de, pela segunda vez, suportar na íntegra os custos da viagem do Algarve à África do Sul para correr a Pick’n’Pay exibindo orgulhosamente as cores da Hotel Alísios - Juventude Desportiva das Fontainhas, equipa do Concelho que é conhecido como a Capital do Turismo no Algarve.
Ele bem poderia ir de férias para um destino tropical mas, em vez disso, investe no desporto que adora – o Ciclismo. Simplesmente notável.
Aqui deixo o Blog do Chefe: http://ciclo-turismo.blogspot.com/
Que pode ser considerado como uma verdadeira enciclopédia do Cicloturismo. Muito útil para os amantes das duas rodas rodas.
Junto algumas fotos, para completar a autobiografia do Chefe.
Beja, 02-02-2010
Colaboração: José Eusébio

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA