36ª. VOLTA AO ALGARVE EM BICICLETA 2010


Alberto Contador, Andreas Kloden, Levi Leipheimer, Luís León Sanchez, Ivan Gutierrez, são alguma dos conceituados nomes do pelotão internacional que entre dia 17 e 23 de Fevereiro vão competir nas estradas algarvias naquela que é a mais mediática das provas de ciclismo disputadas em Portugal.
O pelotão da Volta ao Algarve 2010 será composto por 23 equipas (12 Pro Tour, 5 Continentais Profissionais e 6 Continentais).


Segundo a imprensa de hoje houve, entretanto, muitos pedidos que não puderam ser aceites pela organização.

O vencedor da edição de 2010,Alberto Contador, volta a ser o 'cabeça de cartaz' da “algarvia”, que tal como em 2009, tem as duas etapas-chave à medida das características do vencedor do Tour de 2007 e 2009 e do Giro e Vuelta 2008.

A RadioShack apresenta para a algarvia um conjunto de respeito orientado por José Azevedo e Dirk Demol: Andreas Kloden, Levi Leipheimer, Gert Steegmans, Sébastien Rosseler, Tomas Vaitkus, Gregóry Rast, Sérgio Paulinho e Tiago Machado. Resta saber se a aposta para a geral vai recair sobre Leipheimer ou Klöden, se bem que Tiago Machado, com um crono final que se prevê ser do seu inteiro agrado poderá voltar a surpreender, mas tudo vai depender das apostas dos Directores Desportivos e do desenrolar da corrida.

Outros nomes em destaque são Samuel Sanchez, David Millar, David Zabriskie, Stjin Devolder, Sylvain Chavanel, Lars Boom, Vladimir Karpets, Volodymir Gustov, Robbie McEwen, André Greipel, Gert Steegmans, Thor Hushovd e Bernhard Eisel.

Destaque ainda para a participação de Rui Costa (Caisse D’Epargne), Manuel Cardoso (Footon-Servetto) e Nelson Oliveira (Xacobeo Galicia).

Resta saber qual a resposta que as 5 formações nacionais poderá dar frente a este pelotão de luxo.

Longe vão os tempos que a “algarvia” era quase um estágio de pré-época para as equipas estrangeiras que aproveitavam o clima da região para ganharem rodagem para os compromissos que se seguiam em Março.

O crescente esforço da organização da prova em trazer grandes nomes do pelotão internacional à Volta ao Algarve foi compensado e desde 2004, ano em que Lance Armstrong e a sua US Postal onde militavam José Azevedo, Floyd Landis entre outros a “Algarvia” nunca mais foi a mesma, conhecendo um mediatismo crescente ano após ano.

As equipas nacionais, a enfrentarem as primeiras competições da época, terão poucos argumentos numa luta desigual onde, exceptuando a irlandesa An Post Sean Kelly Team, todos os adversários pertencem a escalões superiores, no entanto há sempre a possibilidade de alguém surpreender numa prova que, à semelhança das edições anteriores, se prevê espectacular do primeiro ao ultimo dia.

Equipas participantes:
ProTour: Astana, Caisse D’Epargne, Euskaltel-Euskadi, Footon-Servetto, Française des Jeux, Garmin-Transitions, HTC-Columbia, Katusha, Quick Step, Omega Pharma-Lotto, Rabobank e RadioShack

Continental Profissionl: Cervélo Test Team, Cofidis, Topsport Vlaanderen, Vacansoleil e Xacobeo Galicia

Continental: An Post Sean Kelly Team, Barbot-Siper, CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow, LA-Paredes Rota dos Móveis, Madeinox-Boavista e Palmeiras Resort-Prio-Tavira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA