O FRANCÊS ROBERT MARCHAND ESTABELECEU O RECORDE MUNDIAL DE CICLISMO NA CATEGORIA "MAIS DE 100 ANOS"

O francês Robert Marchand estabeleceu um recorde mundial de ciclismo na categoria “mais de 100 anos”, ao percorrer 24,2 quilómetros numa hora.

O velódromo da União Ciclista Internacional (UCI) em Aigle, na Suíça, foi o palco para o recorde. Robert Marchand, nascido a 26 de Novembro de 1911 em Amiens, no norte de França, estabeleceu o primeiro recorde mundial na categoria “mais de 100 anos” ao percorrer 24 quilómetros e 250 metros em 60 minutos.

“Teria conseguido andar mais depressa, mas não quis”, declarou o centenário ciclista no final da prova. O recorde de Marchand deverá ser homologado pela UCI. Ele que só se dedicou seriamente à bicicleta aos 78 anos.

O presidente da Ardéchoise Cyclo-Promotion (evento anual ao qual Robert nunca falta), Gérard Misler, foi apoiar o campeão e garantiu que o recorde será homologado. “A UCI teve de criar esta categoria ‘mais de 100 anos’. O recorde será oficial, houve um cronómetro e um comissário da UCI”, sublinhou, em declarações à agência AFP.

“[Marchand] é um exemplo para a humanidade, alguém que sempre gostou de trabalhar, sempre esteve de bom humor e sempre fez desporto”, acrescentou Misler, revelando que o centenário ciclista “treina todos os dias, nunca fumou, e bebeu álcool, mas sempre com moderação”.

Este não é o primeiro feito desportivo de Robert Marchand, que em 1998, aos 87, disputou a clássica Paris-Roubaix em bicicleta. No dia em que completou 100 anos, fez 23,2 quilómetros numa hora, em bicicleta fixa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

8.000 km em handbike José Leones Lima continua a sua luta em prol do Ciclismo adaptado

7º PASSEIO CICLOTURISMO “ JOSÉ AUGUSTO BRITO” OURIQUE 22 SETEMBRO 2013