VOLTA A PORTUGAL, DE BICICLETA, EM 100 DIAS

O engenheiro que ficou conhecido por provar que Lisboa pode ser percorrida de bicicleta iniciou no dia 22 de Maio uma maratona de 100 dias por Portugal continental para incentivar as pessoas, sobretudo as mais jovens, a aderirem às pedaladas.
No ano passado, Paulo Guerra dos Santos apresentou uma tese de mestrado para desmistificar as «desculpas» usadas pelos munícipes para não recorrerem à bicicleta – a morfologia da cidade das sete colinas, as condições meteorológicas ou o tráfego automóvel.
Empenhado em alargar a iniciativa, o engenheiro decidiu partir de Lisboa (onde deverá regressar a 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros) para levar a mensagem às 18 capitais de distrito do continente e pelas «principais cidades e vilas de cada região».
No primeiro ponto de paragem, na Quinta do Conde (Sesimbra), tem já à espera um sofá para passar a noite, já que é adepto de «couch surfing», um movimento internacional em que se disponibiliza um sofá a viajantes a custo zero.
Sem intenções de fazer um trabalho académico sobre a experiência, Paulo Guerra dos Santos pretende conhecer as medidas que outras cidades e vilas estão a tomar a nível da mobilidade e mostrar que qualquer pessoa pode usar diariamente a bicicleta, embora considere já haver noção da sua importância.
«As pessoas já estão sensibilizadas, informadas de que é possível usá-la como meio de transportes, apenas ainda não experimentaram para si próprias e é isso que também vou tentar estimular, que questionem e experimentem», contou à Lusa.
Na bagagem, leva o apoio (não financeiro) de muitas empresas e do Ministério da Educação, o que o vai levar a várias escolas e, durante as férias, a locais onde possa contactar com o público jovem, «um dos públicos alvo».
Engenheiro faz 40 quilómetros por dia
Paulo Guerra dos Santos assegura que não fez nenhuma preparação física especial, já que o dia a dia lhe deu a resistência necessária – por dia vai fazer 40 a 50 Km, mas por vezes, ao longo de um dia normal de trabalho, percorre 40 Km.
O adepto do pedal partiu da Torre de Belém no dia 22 de Maio, pelas 15:00, e foi acompanhado durante os primeiros sete quilómetros pelo vereador do Ambiente da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes.
A viagem, que vai ser relatada na Internet poderá vir a ser posteriormente realizada nas ilhas.

http://100diasdebicicletaemportugal.blogspot.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PASSEIO DE BTT EM SANTA VITÓRIA - BEJA